Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A Parábola do Semeador

QUE TIPO DE SOLO É O SEU CORAÇÃO?
Tema: Vida Cristã | Crescimento
Mateus 13.1-23

Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira-mar;  2 e grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.  3 E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia: Eis que o semeador saiu a semear.  4 E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.  5 Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.  6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.  7 Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram.  8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.  9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.  10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?  11 Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é isso concedido.  12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.  13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.  14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.  15 Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.  16 Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.  17 Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram.  18 Atendei vós, pois, à parábola do semeador.  19 A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.  20 O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria;  21 mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.  22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.  23 Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.

Introdução
            A agricultura é algo muito interessante. Quando plantamos algumas sementes e ficamos a observar, notamos que algumas sementes não nascem, outras nascem e morrem, outras nascem, ficam firmes por um tempo, e, em seguida, morrem, ao passo que outras nascem, florescem e produzem frutos espetaculares. O texto da parábola do semeador, nos fala de uma verdade semelhante a essa na vida espiritual.
Narração da Parábola:
            Em nosso texto, Jesus conta a história de um lavrador que saiu ao campo para semear sementes de trigo. Diz o texto, que Jesus foi para beira do mar; e, é bem possível que ele tivesse acabado de passar por uma plantação. Aproveitando-se da circunstância, Jesus quis ensinar o povo uma grande lição espiritual. A história que Jesus conta, fala sobre algumas sementes, da mesma espécie, que caíram em quatro lugares (solos) diferentes, e, consequentemente, tiveram fins totalmente diferentes.
I. As que Caíram à Beira do Caminho (4)
Diz Jesus, que uma parte caiu à beira do caminho. Quando o semeador sai a semear, ele vai lançando as sementes pela terra, por isso, é algo normal que algumas caíssem à beira caminho.
Ao caírem à beira do caminho, duas coisas poderiam acontecer àquelas sementes: 1) por estarem à beira do caminho, certamente seriam pisadas por quem lá passasse, e, logo, esmagadas; ou, 2) as aves do céu viriam rapidamente e comeriam as sementes, não sobrando absolutamente nada. Em resumo, essas sementes eram esmagas ou eram comidas pelas aves.
II. As que Caíram Entre as Pedras (5,6)
De início, as sementes que caíram entre as pedras brotaram rapidamente. É algo impressionante de se notar o quão veloz estas sementes florescem.
Como o plantio é feito no inverno, há chuva suficiente e umidade, logo os brotos verdes aparecem. Mas o lavrador treinado sabe que as aparências enganam, posto que ao chegar a primavera, e as chuvas cessarem, a terra vai esquentar e as plantas murcharão. E vão murchar porque essas sementes, que agora são plantas, não têm raízes profundas, capazes de suprir a planta com água suficiente. O resultado é que elas morrem ressecadas. Semente sem raiz não vai muito longe, brota cedo e morre cedo.

III. As que Caíram Entre os Espinhos (7)
As sementes que foram lançadas entre os espinhos pareciam ter mais probabilidade de crescer e se desenvolver, do que aquelas que caíram à beira do caminho ou que foram lançadas entre as pedras.
Essas sementes começam a crescer, mas quando chega a primavera, começam a aparecer também os espinhos, que vão crescendo juntamente com as sementes, até ao ponto daqueles, ultrapassarem de tamanho, as próprias sementes.
O detalhe é que a terra onde essas sementes foram lançadas é boa, mas a dificuldade é que não existe só o trigo, têm também o joio (espinhos). Os espinhos, ao crescerem, vão sugando toda a umidade e os nutrientes da terra, ao ponto de, literalmente, sufocarem o trigo. Resumindo, duas plantas estão lutando pelo mesmo lugar, mas vencerá aquela que tiver a raiz mais profunda.

IV. As que Caíram em Terra Boa (8,9)
As sementes que caíram em terra boa não foram pisadas, nem comidas ou muito menos caíram entre as pedras, e, nem tão pouco, tiveram que dividir a terra com os espinhos.
Porque caíram em boa terra, essas sementes deram muitos frutos, a ponto de produzirem até cem vezes mais. Este era o resultado esperado pelo agricultor.

Interpretação da Parábola
A mesma parábola é narrada em Lucas 8.11, e lá ele diz que a semente é a Palavra de Deus. Cada tipo de terra representa um tipo de ouvinte da Palavra de Deus. Isto é, a semente, que a Palavra de Deus, foi anunciada, e cada solo, ou seja, cada ouvinte ouviu e recebeu de um jeito e teve um fim.

I. As que Caíram à Beira do Caminho (19)
Jesus nos ensina que as sementes que caíram à beira do caminho, e são comidas pelas aves, são comparadas aqueles que ouvem a Palavra de Deus, mas antes que as sementes possam frutificar, vem Satanás e as tira do coração. São as típicas pessoas em que a Mensagem entra por um ouvido e sai por outro. Os corações dessas pessoas são tão endurecidos como a terra pisada, a tal ponto de não poderem absorver a semente da Palavra de Deus.
É a típica pessoa que ouve a Mensagem da Palavra de Deus, mas nada é modificado na sua vida.

II. As que Caíram Entre as Pedras (20,21)
Jesus nos ensina que as sementes que caíram entre as rochas e floresceram rapidamente, mas vindo o sol quente morreram, são comparadas as pessoas que ouvem a Palavra de Deus, recebem-nA imediatamente no coração e manifestam grande alegria. É uma pena, porque a alegria manifestada é passageira e efêmera.
São as típicas pessoas que se empolgam com o Evangelho quando o conhecem. Mas na hora das provações, problemas, angústias, dificuldades e tribulações, abandonam a fé, e tudo porque não têm raiz.
Uma palavra que define bem essas pessoas é superficialidade. Elas vêem para a Igreja, ouvem, recebem e se alegram com o Evangelho, mas porque a sua raiz é superficial, acabam desanimando-se e abandonando a fé, na primeira dificuldade que encontram. Talvez você conheça alguém assim? Eu tenho conhecido muitas pessoas assim ao longo da minha caminhada cristã.

III. As que Caíram Entre os Espinhos (22)
Jesus nos ensina que as sementes que caíram entre os espinhos são comparadas àqueles que ouvem a Palavra, mas são sufocados pelos prazeres do mundo, pelas riquezas e pelas ambições.
São as típicas pessoas de uma vida dupla – religião aos domingos e a vida sem religião durante a semana – logo ele descobrirá que as fascinações do mundo o afastarão de Deus.
São as típicas pessoas que trocam Deus e a Igreja pelo cinema, pela corrida de carros no domingo de manhã, pelo jogo de futebol no domingo à tarde, pela presença da família no domingo ou no sábado.
São as pessoas que, por qualquer motivo, deixam de ir à igreja. Hoje eu não vou à igreja porque está fazendo frio, hoje eu não vou à igreja porque está fazendo calor, hoje eu não vou à igreja porque a minha família vem todo o domingo almoçar em casa, hoje eu não vou à igreja porque eu não consigo acordar cedo, hoje eu não vou à igreja porque eu tenho que arrumar a casa, hoje eu não vou à igreja, porque tudo o que eu tenho para fazer é mais importante do que Deus.

IV. As que Caíram em Terra Boa (23)
Jesus nos ensina que as sementes que caíram em terra boa são comparadas aqueles que ouvem a Palavra de Deus, compreendem e frutificam com perseverança.
São as pessoas que ouvem, compreendem e guardam a Palavra de Deus no coração. Ainda que venham as provações e sofrimentos, mas elas permanecem firmes, porque estão enraizadas em Cristo, e dEle recebem todo o alimento necessário para a sua vida espiritual.
São as pessoas que não se deixam levam por qualquer igreja nova que surge na televisão, são as pessoas que não se deixam levar por qualquer vento de doutrina.
Conclusão
            Que tipo de solo é o seu coração? Você é aquele:

I. Solo Duro, que não é capaz de absorver a Semente da Palavra de Deus? E então vem o Diabo e tira do seu coração?

II. Solo rochoso que não deixa a Semente da Palavra de Deus criar raiz, por isso, brota cedo, mas morre cedo?

III. Solo cheio de espinhos, onde a Semente da Palavra de Deus fica sufocada com os prazeres do mundo?

IV. Solo bom, que ao receber a Semente da Palavra de Deus, produz muitos frutos para a Glória de Deus?

Que tipo de solo é o seu coração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário