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domingo, 10 de julho de 2011

Casos típicos de Reencarnação

                                                           
Journal of Scientific Exploration, Vol. 17, No. 3, pp. 527-532, 2003 0892-3310/03

Três Casos do Tipo Reencarnação na Holanda
Titus Rivas
Athanasia Foundation, Darrenhof 9, 6533 RT Nijmegen, The Netherlands

Resumo—este artigo apresenta resumos breves de três Casos holandeses não resolvidos do Tipo Reencarnação (CORTs). O autor acredita que estes casos mostram uma estrutura semelhante com os CORTs estudados pelo Dr. Ian Stevenson da Universidade de Virginia, seu sócios e outros pesquisadores independentes no campo. Portanto, conclui que é plausível interpretar estes casos de um modo semelhante. Além do mais, ao menos um destes casos parece mostrar características paranormais que parecem corroborar uma hipótese de reencarnação. A contribuição principal deste artigo pode consistir na adição de CORTs holandeses na literatura sobre a pesquisa de reencarnação.

Palavras-chave: Reencarnação — Casos do tipo reencarnação CORTs —características paranormais — transcultural

Introdução

O Dr. Ian Stevenson (1987, 1997), seus sócios e colegas independentes colecionaram uma impressionante base de dados dos assim chamados Casos do Tipo Reencarnação (CORTs). Um caso típico envolve uma criança jovem entre dois e quatro anos que espontaneamente faz observações sobre uma vida prévia que ela teria tido antes de seu nascimento. Com muita freqüência, estas observações contêm informação paranormal sobre uma pessoa histórica que morreu antes da criança nascer e era desconhecida à família da criança antes dela ter começado a falar sobre sua vida prévia. A criança normalmente parece esquecer-se da maioria destas possíveis memórias pelo tempo em que ela tem 6 anos ou 7 ou quando começa seguindo uma educação formal na escola primária. Suas declarações tipicamente são acompanhadas por comportamento emotivo. A criança freqüentemente mostra habilidades paranormais relacionado a suas atividades na vida passada que ela reivindica lembrar-se. Em muitos casos, marcas de nascimento e defeitos de nascimento foram registrados e correspondiam especificamente à causa ou às circunstâncias de morte no fim da vida passada alegada. CORTs são informados em muitos países e culturas diferentes e não são confinados a contextos religiosos nem filosóficos em que o conceito de reencarnação geralmente é aceito.

Este artigo em resumo apresenta três novos CORTs não resolvidos achados na Holanda (Rivas, 1998, 2000). Os casos foram investigados por várias equipes encabeçadas por mim mesmo, pertencentes à Fundação para o Estudo Científico da Reencarnação e à Fundação Athanasia. Minha intenção principal ao publicar estes casos é mostrar que a Holanda pode ser considerada um país em que ao menos alguns CORTs típicos ocorrem. Também, ao menos um e possivelmente todos estes CORTs holandeses não resolvidos parecem possuir características paranormais. Finalmente, alguns pais holandeses de crianças que reivindicam lembrar suas vidas prévias não acreditavam em reencarnação antes dos casos se desenvolverem, o que parece relevante para a interpretação destes CORTs.

*** O Caso de Cerunne

Na primavera de 2001, uma amiga minha, Senhora Anja Janssen de Nijmegen, contou-me que ela soube de um casal em Molenhoek que teve uma filha com memórias de uma vida prévia. Encontrei todos os membros de família, Christine Thijssen, Sirat Lutas, e suas quatro filhas, em maio de 2001. A minha equipe também entrevistou-os por telefone e fez a eles perguntas via correio (normal) em várias ocasiões em 2001 e 2002. A menina que reivindicou lembrar-se de uma vida prévia foi chamada Cerunne e ela tinha sete anos quando eu encontrei-a pessoalmente. Ambos seus pais tinham alguma crença em reencarnação antes do caso se desenvolver, embora eles certamente não estivessem interessados em propagar tal crença. Durante minha investigação do caso, eles eram ambos muito acurados quanto a formulações precisas de suas declarações ainda que isto significasse que o caso pareceria mais fraco de um ponto de vista acadêmico. Também, o Sr. Bouts pareceu bastante ávido saber de minha motivação para conduzir a investigação antes que ele participasse nela. Finalmente, o pai de Cerunne admitiu que ele não valorizou a pesquisa acadêmica tanto quanto a meditação como um meio de achar a verdade. Assim, nós não temos nenhuma razão para supor que o caso foi fabricado para promover uma crença particular em reencarnação. Em vez disso, ambos os pais somente pareceram interessados em compartilhar suas experiências e numa possível verificação das declarações da filha. É também importante anotar que Anja Janssen estava equivocada sobre a filha que teria tido memórias de uma vida prévia. Pensou que era Fanja, a filha jovem, que tinha somente três quando eu encontrei a família pela primeira vez. Se os pais de Cerunne tivessem composto uma história, é muito estranho que eles não tivessem escolhido Fanja como sua protagonista.

A mãe de Cerunne, Christine Thijssen, teve um sonho no oitavo mês de sua gravidez com sua filha. Ela viu uma estranha xamã 'Pictic' por volta de quarenta anos, descalça e vestida em peles, que segurava chifres de veado na sua mão. Pareceu que esta mulher contava-lhe telepaticamente que ia dar à luz uma filha e que devia chamá-la "Deer"[1]. Christine não tinha feito um scan antes do sonho, de modo que ignorava o sexo de seu bebê por nascer. A mulher também contou que sua que a criança tinha tido uma vida passada difícil. Esta experiência fez os pais escolherem um nome Céltico para sua filha, Cerunne, que é derivado da divindade céltica Cerunnos ou Kernunnos que foi associada com o veado e com um mundo entre a morte e o renascimento.

Durante os primeiros dois anos de sua vida, Cerunne era uma criança silenciosa mas muito rápida em seu desenvolvimento motor. Ela também tinha um aspecto de menino, tanto física quanto psicologicamente. Quando Cerunne tinha aproximadamente dois ou três anos de idade, ela espontaneamente contou a seus pais sobre uma vida prévia como um marinheiro (homem). Comentou sobre as ondas de uma piscina dizendo que viu ondas que eram muito mais altas, "tão altas quanto uma casa." Ela também contou-os que a vida no mar pode ser muito estranha. Às vezes há uma tempestade toda a noite e na manhã seguinte tudo estava completamente silencioso. Freqüentemente Cerunne desenhava um veleiro e ela reivindicava que veleiro em que o marinheiro tinha navegado se chamava Vurk. A bordo, ele teve muitas tarefas, incluindo observar o navio e o galhardete[2] e ficar no cronômetro[3], mas também preocupando-se com os passageiros. Ela também descreveu onde no navio os passageiros adultos e as crianças ficavam durante a noite, e determinado que eles não tinham camas nem redes, apenas um travesseiro e um cobertor. Urinavam em algum lugar no chão, já que não havia qualquer saneamento. Havia vacas mortas a bordo, que eles cortaram em pedaços de carne. Eles também comeram carne crua. Às vezes havia lutas com facas entre os marinheiros a bordo, mas disse que o marinheiro cuja vida ela reivindicou lembrar não suportava a grosseria ou a agressão. Também, houve um acidente em que um amigo seu caiu de um mastro e quebrou as suas costas. Havia um leme grande. Ela também mencionou a palavra "moekille" (pronúncia holandesa), uma bengala pontuda que também foi usada como uma arma. Seu próprio nome quando era um marinheiro tinha sido Peer e ele era um homem magro com uma barba preta. O navio navegou a eles para Garoonya ou Karoonya (pronúncia inglesa) colher famílias pobres e as levar a um porto com palmeiras, numa ilha. Ela também mencionou o nome da Índia neste respeito. Havia montanhas ao fundo e só algumas lojas pequenas. As famílias pobres não eram escravas e elas eram bastante maltratadas. Às vezes o navio atracava ilegalmente. Na ilha Peer às vezes dormiu em barracas imundas, mas os habitantes eram muito amáveis, descontraídos e pacatos.

Quando Cerunne tinha sete anos, suas memórias pareciam em grande parte intactas a seus pais, mas sentiu-se demais embaraçada para falar sobre elas com estranhos tais como eu. Confirmou, no entanto, que teve memórias de uma vida como Peer. Neste período, ela tinha acabado de contar a seus pais que Peer tinha ao menos 95 anos de idade quando morreu e tinha permanecido apto a maior parte de sua vida. Mencionou biscoitos secos que eles tinham comido a bordo o navio. Comentou: ‘Éramos homens saudáveis’.

Uma habilidade notável que pode ser relacionada a suas memórias de uma vida como marinheiro era uma agilidade inata em escalar. Mostrou esta habilidade em uma idade muito jovem e nunca sofreu de medo de altura. Ela não podia nadar, no entanto, embora ela estivesse convencida que podia. De acordo com seus pais, ela também mostrou uma dureza incomum para as meninas de sua idade.

A nossa equipe, liderada pelo historiador Pieter van Wezel, estabeleceu que no Século 19 e no início do 20 la Coruna (que é foneticamente bastante parecida com la Karoonya) era um porto importante para imigração às colônias espanholas às vezes referidas como las Índia incluindo Cuba, uma ilha com palmeiras. Os (brancos) imigrantes galegos eram então pobres que eram conhecidos como "Galician slaves” (escravos galegos). A palavra moekille pode ser relacionada a mak(h)ila ou makil(l), uma bengala pontuda originalmente vasca que também foi usada como uma arma. O makila tinha tornado-se conhecido na região galega de La Coruna pelas peregrinações a Santiago de Compostela. Os nomes Peers e Vurk podem com alguma imaginação serem vistos como deformidades do nome hispânico Pedro e do nome Barco ou Barca (navio). Estabelecemos que Vurk não é o nome de um navio escandinavo (ou holandês) e que como tal não quer dizer nem barco nem navio também.

Em minha visão, estas características tomadas conjuntamente parecem sugerir um processo paranormal ao invés de criptomnésia ou fantasia infantil.

Também parece haver um elo estranho entre o sonho de Christine sonho sobre a sacerdotisa xamã e La Coruna. A cidade de La Coruna, ou parte dela, originalmente foi fundada pelas pessoas célticas de Brigantes e conhecidas como Brigantia. Muitos elementos de cultura galega são derivados desta herança céltica. Além do mais, a divindade que foi adorada em Brigantia, Briga, era uma deusa de fertilidade e portanto tematicamente relacionada a Kernunnos.

*** O Caso de Kees

Em fevereiro de 1997, a Fundação de Athanasia foi contatada por um Sra. Marja.M.V. que tem sido pedida pelo teólogo Dr. Joanne Klink (1994), autor de um importante livro sobre s CORTs holandeses, a contar-me sobre as memórias de seu filho sobre uma vida prévia. Escreveu-me que na idade de aproximadamente dois anos, seu filho Kees (pseudônimo) cantava repetidamente: "Meu coração parou de bater, então eu fui crescer na barriga e então o meu coração começou a bater outra vez!." Estava irradiando de alegria e jogou as suas mãos para cima no ar expressando seu prazer. Repetiu este ritual duas ou três vezes por semana durante meses seguidos. Somente quando tinha alcançado a idade de três anos e meio a quatro que pode formular o que ele quis dizer por esta exclamação enigmática. Mãe e filho estavam sentados juntos na cama dele quando ele contou-lhe o que tinha vivido antes. Se chamava Armand então, e não era muito velho quando ele morreu, mas não morreu muito jovem também. Para a surpresa de sua mãe, ele pronunciou o nome Armand com o som nasal, típico do francês. Teve uma namorada e eles estavam para se casar. Depois, Kees descreveu um campo de batalha em que ele foi ameaçado por altos, fortes e terríveis homens que ele denominou "he-men." Eles já tinham matado todos os seus amigos. Tinha sido atingido na barriga e segurava um revólver nas suas mãos. De repente ele foi atingido nas costas e o seu coração começou a bater num passo muito irregular. Ficou com medo. Kees contou a sua mãe que ele viu o inimigo se aproximar dele e atingindo-o uma segunda vez.

Quando Kees tinha aproximadamente sete anos, adicionou alguns detalhes sobre o que aconteceu a ele depois que morreu. Um anjo foi até ele e levou-o a Deus que era pura bondade, a Grande Luz, e humor (sic). Era muito difícil para Kees descrever o outro reino e ele contou a sua mãe que isso não podia ser registrado num slide (sic). Havia uma cascata bela e flores e árvores com frutas deliciosas, melhor que qualquer doce no mundo. Kees resistiu quando os anjos depois de um longo tempo aconselharam-no a reencarnar. Não queria de modo algum retornar à terra. No entanto, os anjos garantiram-no que eles o ajudariam e que Deus teria adicionado que só dependia dele seguir uma vida boa (sic).

Quando era uma criança jovem, Kees sofria de uma fobia severa de morrer, já que isso o lembrava da própria morte dolorosa. Seus pais tiveram algum esforço para convencê-lo que o processo de morrer que ele lembrou não é exatamente muito comum.

Em 1997, Kees tinha 11 anos quando eu o entrevistei. Ele ainda tinha memórias nítidas de sua morte e mesmo adicionou um novo elemento ao registro de sua mãe. Lembrou que tinha perdido um bom amigo cuja esposa tinha morrido durante o trabalho e alegou que ele tinha cuidado de seu filho. Ele também lembrou-se de que um anjo contou-lhe que este filho adotivo estava indo bem, de modo que ele não devia preocupar-se com ele.

*** O Caso de Myriam R.

Myriam R. era mulher de 31 anos quando nós a encontramos numa assim chamada 'extravagante feira paranormal' em 1996. Nascida em Leiden, ela reivindicou que quando criança com aproximadamente três ou quatro anos (i.e. ao redor de 1968) ela espontaneamente tinha observado que sua mãe prévia usava o mesmo tipo de vestido que sua mãe presente usava. Pediu que sua mãe jogasse-o fora já que ele a lembrou de sua desagradável vida passada num ambiente de como que desértico. Em sua vida prévia, ela tinha que cuidar de seus irmãos e irmãs e procurar alimento no deserto. Um dia, ela tinha que buscar alguma água num poço, e ela morreu numa tempestade de areia. Embora permaneçam inverificáveis, suas memórias eram bastante extensas. Por exemplo, Myriam lembrou a aparência de seus pais, uma casa de madeira com um alpendre, e o respeito que ela tinha por pessoas idosas.

Um amigo meu, o Sr. Gerard M. permaneceu no Novo México por algum tempo como parte de um projeto social e ele impressionou-se com a história de Myriam. Declarou que isso o lembrou muito das condições de vida nos desertos deste estado. Os alpendres de madeira que Myriam tinha descrito seriam bastante comuns aí também. Gerard participou de nossa pesquisa durante uma visita ao lar do Myriam em Alphen aan den Rijn. Embora ele seja um católico e não acredite em reencarnação se, ele ficou impressionado com a falta de sensacionalismo da parte de Myriam. Havia meses entre as várias entrevistas que nós conduzimos com Myriam e sua história sempre continha os mesmos elementos.

Logo depois que entrevistamos Myriam, nós também entramos em contato com mãe de Myriam que confirmou que ela de fato tinha contado-a sobre uma vida prévia quando tinha aproximadamente 3 ou 4 anos de idade. Não havia nenhuma discrepância entre seu testemunho e a história que Myriam contou-nos. Ela explicitamente confirmou que Myriam tinha aproximadamente três ou quatro anos de idade quando fez suas declarações; que comparou seu vestido ao de uma mãe prévia; que ela lhe contou sobre uma vida desagradável num deserto; que tinha que cuidar de seus irmãos e irmãs e procurar alimento; e que morreu numa tempestade de areia.

À parte de suas memórias de uma vida prévia, Myriam também reivindica ter memórias de um período de intermissão depois de sua vida num ambiente desértico. Viu-se numa vida futura muito bela. Na vida presente, ela experimentou uma Experiência de Quase-Morte durante uma cesariana que lembrou-a fortemente destas memórias de um estado intermediário.

É importante observar que seus pais católicos certamente não acreditavam em reencarnação quando Myriam contou-os sobre uma vida passada e que também nós não temos nenhuma razão para acreditar que Myriam embelezou sua história para atrair nossa atenção.

Discussão

Os três casos clínicos eu em resumo apresentei neste artigo parecem 'clássicos' já que mostram a mesma estrutura básica como a maioria dos outros casos neste campo. Indiquei por que eu acredito que os casos não são baseados em tentativas de chamar a atenção ou de converter crenças sobre a reencarnação. Portanto, penso que é uma questão de parcimônia interpretar estes CORTs não resolvidos de um modo semelhante com outros casos clássicos. Também, as características aparentemente paranormais em ao menos um destes casos, o de Cerunne, parecem sugerir que a hipótese de reencarnação pode ser a interpretação bem apropriada deles. O caso de Cerunne pode parecer mais forte a este respeito que os outros dois casos, embora pareça mostrar a mesma estrutura básica também.

A ocorrência de casos holandeses de crianças que reivindicam lembrar vidas prévias pode ser visto como evidência corroboradora do conceito de Casos do Tipo Reencarnação como algo transcultural, ou um fenômeno natural. Talvez a adição de CORTs holandeses à literatura sobre a pesquisa de reencarnação possa ser vista como a contribuição principal deste artigo.

Além do mais, em dois dos CORTs há menção de experiências entre as vidas que bem pode ocorrer mais freqüentemente em casos holandeses. Também, todos os três indivíduos parecem reter suas memórias por mais tempo do que o a média de indivíduos de Casos do Tipo Reencarnação. Mais pesquisa é necessária para estabelecer se estas características podem ser típicas de casos holandeses (ou mais geralmente, de europeus) e se então, o que causa estas características específicas.

Agradecimentos

Eu gostaria de agradecer a Ian Stevenson, Joanne Klink, Anny Dirven, Gerard M., Pieter van Wezel, Hein van Dongen, Mary Rose Barrington, K.S. Rawat, Dieter Hassler, Jamuna Prasad, B. Shamsukha, Tom M. Jones, Hicham Karroue, Anja Janssen, e aos indivíduos e outros informantes nestes casos pelo seu apoio e cooperação.

Referências

Klink, J. (1994). Vroeger Toen Ik Groot Was. Vergaande Herinneringen van Kinderen. Baarn: Tem Have.

Rivas, T. (1998). Kees: een Nederlands geval van herinneringen aan een vorige incarnatie met
herinneringen aan een toestand tussen dood en geboorte. Spiegel der Parapsychologie, 36 (new edition), 1, 43-55.

Rivas, T. (2000). Parapsychologisch Onderzoek naar Reincamatie en Leven na de Dood. Deventer: Ankh-Hermes.

Stevenson, I. (1987). Children Who Remember Previous Lives: A Question of Reincarnation. Charlottesville: University Press of Virginia.

Stevenson, I. (1997). Reincarnation and Biology: A Contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects. London/Westport: Praeger.
[1] ‘Cervo’ ou ‘Veado’ em inglês (Nota do tradutor Vitor Moura Visoni).

[2] Uma bandeira longa, normalmente triangular, usada em navios para sinalizar ou para identificação. (Nota do tradutor Vitor Moura Visoni)

[3] Isso pode significar também qualquer período de tempo, normalmente quatro horas, em que o dia a bordo do navio é dividido e durante o qual uma parte da tripulação é designada a realizar tarefas. (Nota do tradutor Vitor Moura Visoni)

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