Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 23 de abril de 2011

Filmes espíritas - sempre baseados em vidas reais

O CINEMA ESPÍRITA BRASILEIRO VEM APRESENTANDO COM QUALIDADE GRANDES OBRAS DE SEU ACERVO LITERÁRIO

VALE A PENA CONFERIR

JOELMA - 23° ANDAR

Primeiro filme espírita e único a retratar o trágico incêndio do edifício Joelma, em São Paulo. Estrelado por Beth Goulart e Ed Carlos, baseou-se em mensagens psicografadas por Chico Xavier, constantes do livro Somos Seis. O lançamento resgata importante momento de divulgação espírita e destaca os ensinos do Espiritismo, como imortalidade, reencarnação, lei de causa e efeito e influência dos Espíritos na vida diária do planeta.
Joelma, 23º Andar
Cunha, Clery (diretor)
Dramaturgia - 80 min. 13,5×19 cm
Versátil - DVD - Espírita - Cód. 13724

KARDEC – O FILME

Ao Completar 37 anos no bi-centenário de Kardec, as comemorações começaram com a apresentação do filme "ESPIRITISMO - De Kardec aos Dias de Hoje"
Este filme teve seu lançamento mundial durante o 4º Congresso Espírita Mundial, em outubro, na Maison de la Mutualité, local tradicional de Congressos e Seminários em Paris.


Nele Ednei Giovenazzi interpreta Allan Kardec filme dirigido por Marcelo Taranto, narrado por Aracy Balabanian e com legendas em oito idiomas.

Dois outros filmes de produção brasileira acerca de temas Espíritas já estão em lançamento.

OS ÓRFÃOS

Longa-metragem de 115 minutos, gravado digitalmente e editado em computadores para ser exibido em Casas Espíritas e gravado em mídias de DVD, VHS e CD-ROM, para a comercialização.

O projeto tem por finalidade ser pioneiro na produção de filmes com temática que despertem o sentido da vida.
SINOPSE
Carolina, aos cinco anos de idade, perde seu pai, João. Órfã, é encaminhada a um orfanato onde fica até completar 18 anos.
João, após treze anos estudando no plano espiritual, tem a missão de ajudar um grupo de três espíritas nas sessões mediúnicas, orientado por sua protetora, Helena, que instrui João na sua nova vida depois do desencarne. Logo ao sair do Orfanato, Carolina passa a viver inúmeras situações difíceis, muitas delas, por causa da sua amiga, Rita, mas João e sua Protetora ajudam-na, sempre que possível. Carolina, sem ter para onde ir, começa a perambular pelas ruas, onde passa por perigos, provações e aventuras. Um final surpreendente está para acontecer nessa bela estória.


PERDOA-ME

O filme de Antonio Xavier, aborda algumas idéias sobre as leis espirituais que regem nossas vidas, de acordo com nosso livre-arbítrio.
O ARGUMENTO
Perdoa-me tem seu argumento cinematográfico criado a partir da idéia de esclarecer o significado do perdão, sua prática e seus resultados positivos. O conceito do filme passa também pela necessidade de reflexão sobre nossos atos infelizes, que geram efeitos danosos a nós e aos que nos são caros. Seu enredo aborda de maneira bem atual a grave questão das drogas na sociedade, principalmente entre os jovens.
SINOPSE
As três fases dessa história têm início em 1850, quando o coronel Floriano, dono de fazendas e escravos, vivia tranqüilo em uma casa-grande quando um negro foge para a mata. Imediatamente Floriano dá ordens a seu capataz e ao capitão-do-mato para capturar o fugitivo. Capturado, o escravo é levado ao tronco, onde apanha até desencarnar. Nesse mesmo dia, Malvina, amante de Floriano, o ameaça dizendo que vai contar a verdade a sua mulher, caso ele não se decida. Floriano dá ordens para que seu capataz a mate livrando-se assim do problema.
A segunda fase do filme acontece quando, passados 154 anos, o espírito Floriano reencarna como Carlos Alberto. Neste período os espíritos Malvina e o escravo morto no tronco, por sua vez, estão no Umbral, cheios de ódio por Floriano. Com o tempo, conseguem libertar-se para se vingar e obsediar Carlos Alberto. Na fase final, já em 2019, um médium alinhava toda a história psicografando a jornada do espírito Carlos Alberto, que é contada pelo espírito Tereza, que havia sido sua mãe. Tereza, sua mãe nessa encarnação, é uma alma caridosa e, junto com o delegado espírita Sr. Figueira, talvez sejam as únicas pessoas capazes de ajudá-lo nesse momento de resgate de suas faltas passadas. O filme tem um final emocionante, que ensinará às pessoas o verdadeiro sentido do perdão.

BEZERRA DE MENEZES – O FILME


O filme conta a história da vida de Bezerra de Menezes. Sua infância e adolescência foram vividas no Sertão. Aos dezoito anos, iniciou no Rio de Janeiro seus estudos de Medicina. Lá, elegeu-se vereador e deputado em várias legislaturas e defendeu as idéias abolicionistas. Mas, o que lhe trouxe o maior reconhecimento de seu povo foi o trabalho anônimo realizado em prol dos desfavorecidos. Por conta disso, ficou conhecido como o "Médico dos Pobres". Seja como político devotado às causas humanitárias ou como médico conhecido por jamais negar socorro a quem batesse à sua porta, Bezerra de Menezes tornou-se um exemplo de homem e escreveu uma história de vida marcada pelo amor e pela caridade.

CHICO XAVIER – O FILME


Chico Xavier teria completado 100 anos nessa sexta-feira se estivesse vivo. O médium brasileiro, famoso por suas psicografias morreu no dia 30 de junho de 2002, mesmo dia em que a seleção brasileira de futebol conquistou o pentacampeonato.

Chico Xavier foi um dos grandes divulgadores da doutrina espírita e o maior médium da história do Brasil. Muito por conta de seu carisma, era adorado por milhões de pessoas, que buscavam alguma forma de consolo na figura do médium e suas psicografias realizadas na cidade de Uberaba, onde havia criado inúmeras obras sociais.

Apesar de ter escrito mais de 451 livros, Chico Xavier não se considerava autor de nenhum deles. Se considerava apenas uma ferramenta dos espíritos para se comunicar com os vivos. Devido a esse pensamento, o médium nunca cobrou um centavo por suas obras.

A credibilidade de Chico Xavier era tão grande, que uma de suas psicografias serviu como prova para inocentar um réu durante um julgamento em Goiânia, no ano de 1977. José Divino Nunes fora acusado de matar o seu melhor amigo Maurício Henriques. Porém, em conjunto com outras provas apresentadas pela defesa, a psicografia escrita por Chico Xavier através do espírito de Maurício, fora aceita pelo juiz e contrubuiu para o inocentamento de José Divino.

Era apenas questão de tempo até alguém levar a história dessa figura tão carismática para o cinema. A responsabilidade ficou com o direitor Daniel Filho. O filme Chico Xavier estreiou em circuito nacional no dia do aniversário de Chico, 2 de abril, em que comemora-se o seu centenário de nascimento.

O filme mostra os três momentos da vida do médium. A infância em Pedro Leopoldo, já adulto, psicografando em Uberaba e a sua fase já idoso, tendo como ponto de partida a sua histórica entrevista para o programa Pinga-Fogo da TV Tupi.

O filme tem potencial para ser uma das maiores bilheterias do ano. Eu provavelmente irei assistir. Recomendo que você faça o mesmo para saber a história de vida, ou a biografia de Chico Xavier.


NOSSO LAR

Nosso Lar é um dos livros psicografados pelo médium brasileiro Chico Xavier - o mais vendido até hoje - , que compõem uma coleção intitulada A Vida no Mundo Espiritual, atribuída ao espírito André Luiz. No movimento espírita brasileiro essa coleção é também conhecida como Série Nosso Lar.

Clássico da literatura espírita brasileira, Nosso lar é um romance que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz após sua morte, numa "colônia espiritual", espécie de cidade onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante e da Lei de Causa e Efeito a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos.

A novelista Ivani Ribeiro teve o livro Nosso lar entre suas bases para escrever a novela A viagem, que até agora teve produzidas duas versões, ambas com sucesso e impulsionando a venda de literatura relacionada ao tema.

Nosso Lar obteve o primeiro lugar entre os dez melhores livros espíritas publicados no século XX, segundo pesquisa realizada em 1999 pela "Candeia Organização Espírita de Difusão e Cultura"[1]).


Os desenhos feitos pela médium Heigorina Cunha (à esquerda) serviram de referência para a criação dos cenários para o filme (à direita).Desenhos minuciosos e detalhados do mapa da cidade "Nosso Lar" assim como a arquitetura das edificações, ministérios e casas, foram criados pela médium Heigorina Cunha através de suas observações realizadas durante supostos desdobramentos (saídas do corpo) em março de 1979, conduzidas e orientadas pelo espírito Lucius. Estes desenhos serviram de inspiração para criar o visual arquitetônico da cidade que se vê na adaptação cinematográfica da obra, o filme Nosso Lar. Seus desenhos foram esclarecidos e confirmados por Chico Xavier de que se tratava realmente da cidade "Nosso Lar".


AS MÃES DE CHICO XAVIER

O filme As Mães de Chico Xavier é baseado em fatos reais e conta a história de três mães, vivendo momentos distintos de suas vidas e que vêem sua realidade se transformar repentinamente: Ruth (Via Negromonte), cujo filho jovem enfrenta problemas com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar a ausência do marido em casa dedicando-se integralmente ao filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Suas histórias se cruzam quando elas recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do contato mantido com Chico Xavier.

Três mães vêem suas vidas mudarem completamente... São elas: Ruth, que tem um filho adolescente com problemas sérios relacionado às drogas; Elisa, que tenta compensar a ausência do marido se dedicando integralmente ao seu filho; e Lara, uma professora que passa por um dilema após uma gravidez não planejada. Estas três mulheres vivendo experiências tão fortes e distintas encontrarão o conforto através do médium Chico Xavier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário