MENSAGENS DE ENTES QUERIDOS
Quantas vezes buscamos Casas Espíritas para buscar mensagens de nossos entes amados que nos precederam no retorno à pátria espiritual?
Muitas vezes não tínhamos qualquer afinidade com a Doutrina Espírita mas, à partir da infinita dor da "perda" das pessoas que amamos passamos a uma busca incessante por notícias deles.
Isso é errado? Uma mãe, por exemplo, não pode ir atrás de lugares em que possa receber notícias de seu filho que partiu? Claro que sim! Tudo isso é permitido e faz parte dos princípios do Espiritismo que é levar o consolo para os corações aflitos.
O grande problema se encontra em encontrar uma Instituição séria, que trabalhe com idoneidade moral e que não crie uma situação de enganos a um coração já tão dilacerado pela dor da separação.
É importante que algumas observações sejam feitas com relação a esse aspecto: uma mensagem não vem para nós apenas porque a desejamos, até porque todos nós as queremos já que fomos buscar por elas.
O fato é que para se ter uma comunicação entre o mundo físico e o espiritual vários fatores devem estar envolvidos, dentre eles, e talvez um dos mais importantes, seja a capacidade do desencarnado que amamos em apresentar ou não as condições necessárias para se comunicar conosco. E essas condições envolvem a situação atual do espírito desencarnado no Plano Espiritual, indo desde onde ele se encontra ("existem várias moradas na Casa do Pai") passando pelo grau de consciência que ele tem ou não da sua situação de desencarnado (muitos nem imaginam que desencarnaram por absoluto desconhecimento da vida após a morte ou mesmo por ter negado essa possibilidade ou mesmo tê-la combatido grande quantidade de vezes) e tendo a ver, inclusive, com o grau de evolução espiritual que o desencarnado apresenta, já que esse atributo é algo bastante pessoal.
É difícil aconselhar uma pessoa com tamanha dor como o é a perda de um ser amado. Mas podemos, cuidadosamente, alertar sobre os riscos de não obtermos mensagens verdadeiras. E podemos, ainda, lembrar aos nossos irmãos que muitas vezes não obtemos uma mensagem do "nosso ente querido", mas recebemos notícias dele através do carinho e da boa vontade de outros amigos espirituais que vêem nos trazer as informações que desejamos. E devemos nos sentir agradecidos da mesma maneira.
Tudo pode ser tomado como preciosas bênçãos de Deus. J
esus nos havia dito que iria voltar ao Pai mas não nos deixaria órfãos, mandaria o Consolador para aliviar as nossas dores.
E aqui nos deparamos com o Espiritismo.
Ele é o Consolador que Jesus nos havia dito.
Através dos ensinamentos que essa Doutrina de Amor nos tem oferecido, podemos ter como reais as comunicações com nossos seres amados que não "perdemos" como erroneamente muitas vezes costumamos dizer, mas sim, que continuam como
Espíritos eternos, imortais que somos todos, vivendo na Pátria Espiritual, apenas esperando o momento de nos reencontrarmos novamente em inúmeras novas experiências de vida que a reencarnação com toda sua lógica sempre nos concederá. Oportunidades que já tivemos e que continuaremos a ter indefinidamente enquanto forem necessárias para nosso aprimoramento dentro da nossa caminhada rumo à Evolução Espiritual, grande objetivo de todos os seres criados por Deus.
E, enquanto a vida corre rápida, continuamos a buscar pelo menos uma palavrinha vinda de nossas pessoas queridas que foram antes de nós para o lado de lá. E a buscamos em um ou outro Centro Espírita, com uma ou outra pessoa que tenha o "poder" (mediunidade) de se comunicar um pouco melhor que a gente com o Plano Espiritual, e a vida segue…
Mas, ainda mesmo que essa mensagem tão almejada nunca chegue através de um papel endereçado a nós, não significa que nosso ente amado nunca tenha estado ao nosso lado. Inúmeras vezes esteve perto de nós e não o percebemos. São nossos sentidos que se voltaram apenas à busca de uma mensagem material propriamente dita e não se abriu à percepção sutil da entidade amada lado a lado conosco a quase nos sacudir pra dizer que está mais vivo que nunca porque a morte é uma ilusão já que a vida é eterna e a distância jamais separa os corações entrelaçados pelo amor verdadeiro.
Wilza de Castro Rabelo Suanno
Nenhum comentário:
Postar um comentário